quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Protozoários


Sarcodinos ou rizópodes. Os protozoários cujos movimentos se efetuam por simples expansão e contrações do protoplasma, como é o caso da ameba, denominam-se sarcodinos ou rizópodes. Alguns deles são também patogênicos e produtores de disenteria. As amebas têm o corpo nu, mas algumas são envolvidas por partículas de matérias estranhas aglutinadas. Certos rizópodes marinhos, como os foraminíferos, estão encerrados em cápsulas calcárias com perfurações. A reprodução dos foraminíferos é mais complicada que a amitose das amebas. Têm gerações alternadas.
Outro grupo marinho, o dos radiolários, possui um esqueleto central de matéria vítrea nas mais curiosas formas geométricas. Nas zonas quentes, a maioria dos fundos oceânicos é constituída de lodos compostos dos restos desses rizópodes, acumulados numa proporção que se calcula em 12m de espessura para cada milhão de anos. Os micetozoários (ou mixomicetos), que exibem características tanto de protozoários quanto de fungos, são com mais freqüência incluídos pelos botânicos entre os fungos, mas têm sido também classificados como rizópodes.
Esporozoários. Os esporozoários são assim denominados por se reproduzirem mais rapidamente por meio de corpos germinativos, ou esporos, resultantes de uma múltipla divisão, e de ciclo vital muito complicado. As formas são muito heterogêneas, mas todas são parasitas, e os esporozoários habitam em outras células e nos glóbulos vermelhos, como é o caso do plasmódio (Plasmodium), agente etiológico da malária.
Ciliados ou cilióforos. Os protozoários ciliados ou cilióforos são muito numerosos e também os de mais elevada organização intracelular. São cobertos de cílios, cuja vibração ondulante lhes permite nadar. Têm um orifício à maneira de boca (citóstoma) e dois tipos de núcleo celular (macronúcleo e micronúcleo), um dos quais regula as funções vegetativas e o outro as reprodutoras. A reprodução se faz em geral por um processo peculiar denominado conjugação, pelo qual os indivíduos fertilizam-se mutuamente. Os protozoários ciliados são abundantes nas águas doces e marinhas.
Espécies. Existem mais de 25.000 espécies conhecidas de protozoários. Destas, uma terça parte são restos de fósseis marinhos de foraminíferos e radiolários. Os primeiros têm importância em geologia para o estudo dos estratos indicadores da presença de petróleo. De grande importância médica no Brasil são a Entamoeba histolytica, causadora da disenteria amebiana; o Trypanosoma cruzi, agente da doença de Chagas; as espécies de Plasmodium, pelos diferentes tipos de malária; e a Leishmania brasiliensis, agente etiológico da doença conhecida como úlcera de Bauru.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário