quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Conjuntivite



Vermelhidão dos olhos, ardência, coceira, dor, lacrimejamento, acúmulo de secreção e fotofobia são sintomas associados à conjuntivite, que, em alguns casos, pode acarretar graves conseqüências.
Conjuntivite é um processo inflamatório da conjuntiva, mucosa que reveste a parte interna das pálpebras e recobre a esclerótica (camada externa fibrosa do globo ocular) e a córnea (continuação frontal transparente da esclerótica). Dá-se o nome de ceratoconjuntivite à inflamação simultânea da conjuntiva e da córnea.
Há diversos tipos de conjuntivite, de acordo com suas causas e características. As mais comuns são a conjuntivite química, decorrente de agentes químicos irritantes; a catarral crônica, hiperemia (aumento do volume de sangue, com distensão dos vasos sangüíneos) da conjuntiva devida à irritação por insônia, poeira etc.; e a infecciosa, cuja origem são vírus, bactérias, fungos e parasitas. Os vírus da varíola, da catapora e do sarampo podem invadir a conjuntiva e os adenovírus, causadores de infecções respiratórias, capazes de sobreviver por longos períodos em tecidos linfáticos, como as amígdalas, geram, não raro, a ceratoconjuntivite epidêmica.
As conjuntivites bacterianas, muito contagiosas, são mais comumente provocadas por estafilococos e pneumococos. A invasão da conjuntiva por gonococos (que originam a gonorréia) resulta às vezes em cegueira. Já foi comum em recém-nascidos, mas hoje se previne mediante a inoculação de uma gota de solução diluída de nitrato de prata em cada olho da criança, logo após o nascimento.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário