quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Curativo de óleo de açaí acelera regeneração da pele

Pesquisadores da USP desenvolveram curativo com óleo do açaí
Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um curativo feito com óleo de açaí que promete acelerar a regeneração da pele em casos de queimaduras e doenças, como dermatite, escamações e ressacamento. Além da fruta, o curativo é feito com um hidrogel gelatinoso que contém 90% de água, o PVP (polivinilpirrolidona).

O açaí é rico em Ômega 3 e antioxidantes, que aceleram o processo de regeneração da pele. Por outro lado, o hidrogel é rico em água e hidrata ferimentos e tecidos ressecados. “A idéia inicial era unir os benefícios do óleo açaí, que é rico em ácidos graxos essenciais e com um grande poder de regeneração do tecido epitelial, com os hidrogenes PVP, que são os curativos que apresentam bons resultados em casos como queimaduras”, comenta a responsável pelo estudo, Ana Carolina Henriques Machado.

Unir o açaí ao PVP foi o principal avanço da pesquisa da USP, já que eles são insolúveis como água e óleo. A mistura é realizada graças à radiação controlada, que une as moléculas.

O material foi testado em animais e os resultados foram satisfatórios, segundo Ana Carolina. Os pesquisadores aguardam mais testes in Vectra e in vivo para a implementação em humanos. “Os testes foram animadores. Eles demonstraram que o sistema foi eficiente na liberação do ativo de açaí e que o produto tem grande potencial de mercado e custo reduzido”, finalizai Ana.

Fonte: Yahoo Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário