quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cistite


Micções freqüentes e dolorosas, pus na urina e dor na base da coluna são sintomas comuns da cistite, a que as mulheres são mais suscetíveis do que os homens.
Cistite é uma inflamação aguda ou crônica da bexiga, que é revestida por uma membrana mucosa muito resistente a infecções. Em geral, a infecção provém de órgãos vizinhos como os rins ou, nas mulheres, a vagina e a uretra e, nos homens, a uretra e a próstata. Problemas como tumores, obstruções e ferimentos podem alterar a bexiga e deixá-la mais vulnerável. Agentes que causam inflamação são bactérias, vírus, fungos e parasitas.
A cistite aguda é geralmente causada por bactérias. A membrana mucosa fica inchada e vermelha e sangra, a camada da superfície se rompe e formam-se cistos, úlceras e abscessos. A cistite crônica pode resultar de infecção recorrente ou de inflamação em outra parte do organismo. As paredes da bexiga se tornam espessas, o que diminui o tamanho da cavidade.
Chega-se ao diagnóstico de cistite pelo exame microscópico da urina, que indica a presença de bactéria infecciosa. Casos graves exigem exame físico do interior da bexiga com um instrumento especial, o citoscópio. O tratamento é feito com antibióticos e, eventualmente, pode ser cirúrgico.
Urogenital, aparelho
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário