quarta-feira, 13 de julho de 2011

Se funciona? Levem para o nordeste urgente!

Tirando água do poço(usando a água da caixa d'água)
Contribuição de
Nilson Bonadeu
nilsonbonadeu@hotmail.com
A idéia, como diz o título, é aproveitar a água contida numa caixa d'água elevada para, usando a pressão atmosférica, elevar a água do fundo do poço.
A caixa d'água suspensa, hermeticamente fechada, está inicialmente cheia de água. Dessa caixa saem dois canos de PVC: um, de sua parte superior e entra no poço até alcançar a água, outro, de sua parte inferior e termina em uma torneira um pouco acima do nível do solo. Ilustremos isso:
A extremidade do cano que mergulha na água do poço tem uma válvula de retenção (deixa a água entrar no cano, mas não deixa sair por essa extremidade).
Funcionamento
Abrindo-se a torneira, a pressão atmosférica ao nível da água do poço desenvolve forças que permitem a subida da água até a caixa. Os canos e caixa permanecerão sempre cheios.
Agradecimento
Ao Nilson, por essa excelente contribuição ao mundo 'nebuloso' dos motos contínuos, meus agradecimentos. Obviamente ficarei aguardando quem contestará o 'magnífico' (!) funcionamento dessa maravilhosa máquina. Aguardo também mais contribuições.

8 comentários:

  1. gostaria de saber se um limite de profundidade do poço. e quais as medidas dos tubos

    ResponderExcluir
  2. posso usar esse sistema em uma cascata de jardim

    ResponderExcluir
  3. A profundidade foi de 9 metros no maximo. Quanto a usar em uma cascata o volume testado foi apenas de 1/2 polegada de agua. Seria possivel recalcular o sistema para uma maior vazao mais ainda nao foi testado. Feliz 2016!

    ResponderExcluir
  4. eu conheço um profissional que faz dessa bomba , quem si interessar mande um e-mail val31777@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827708903-bomba-dagua-sustentavel-com-tambor-de-200lt-_JM

    ResponderExcluir
  6. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827708903-bomba-dagua-sustentavel-com-tambor-de-200lt-_JM

    ResponderExcluir
  7. Bostaria muito de fazer um sistema desse no meu poço. Posso usar um tubo gigante, como 200mm ou mais, uma barra de 6 metros e reduzir para 20mm o tubo q desce no poço? Acredito que funcionará também e fica livre de entrada de ar. Como calcular isso?

    ResponderExcluir
  8. Como farei para ter mais informações sobre esta descoberta. Ela é maguinífica, porque você consegui tirar a água do poço sem gastar nada, depois de implantar o sistema. Também pode ser muito útil para permanecer a caixa d'agua da horta sempre cheia com um sistema de boia na torneira. É realmente maravilhoso ter água sem gastar energia, bomba, balde, corda em fim ela sairá sozinha e sempre.

    ResponderExcluir