quarta-feira, 20 de julho de 2011

Óleo de soja e frituras (Cuidados).


Que as frituras são um problema para a saúde não é novidade. Mas, às vezes, é difícil resistir. Nesses casos, a saída é tentar reduzir os males da fritura. Saiba como.
Escolha do óleo
O primeiro passo para diminuir os malefícios das frituras é escolher bem o óleo. Os melhores para uso culinário são os de canola, milho, oliva, amendoim, girassol e soja. "Geralmente, os óleos líquidos e de origem vegetal não têm colesterol, mas quando são aquecidos demais e reutilizados várias vezes também se tornam prejudiciais à saúde", esclarece a nutricionista Marlete Pereira, do hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), que não esconde a sua preferência por alimentos assados, grelhados, cozidos no vapor ou refogados ao invés dos fritos: "São bem melhores para a saúde".
Como utilizar o óleo
Os cuidados principais que se deve ter com as frituras são o tipo de óleo utilizado, a temperatura em que fritamos os alimentos e a quantidade de vezes que utilizamos o mesmo óleo. Quanto mais submetemos o óleo a temperaturas elevadas, maior será a formação de substâncias cancerígenas. Além disso, o óleo, quando queimado (saturado), provoca aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue e irritação nos intestinos. Vale lembrar que alguns medicamentos contra a aids podem aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo. Por isso, todo o cuidado é pouco. Com essas alterações no sangue, a pessoa corre o sério risco de desenvolver doenças das artérias e do coração.
"Além das frituras, bacon, toucinho, banha, pele e carnes gordurosas devem ser evitadas porque também possibilitam o surgimento de doenças das artérias e do coração", alerta a nutricionsita. SV

Nenhum comentário:

Postar um comentário