sexta-feira, 22 de julho de 2011

EMBRAPA

Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa)
A Embrapa vem gerando ainda tecnologias que permitam a atividade agropecuária e a exploração do setor florestal brasileiro em bases racionais e não predatórias do ambiente. Entre estas, destacam-se a substituição de agrotóxicos e fertilizantes por métodos de controle natural e processos biológicos; novas técnicas de manejo do solo que controlam erosões e recuperam a fertilidade; e técnicas de laboratório para facilitar a germinação de sementes de espécies ameaçadas de extinção e o repovoamento de áreas florestais. Desenvolve ainda sistemas computadorizados especiais de proteção ao meio ambiente, que possibilitam, por exemplo, monitorar pontos de queimadas, direcionar programas eficazes de controle de gafanhotos e outras pragas e gerar mapeamentos dinâmicos do uso das terras.
Com o objetivo de preservar a biodiversidade da fauna, criou o Banco Brasileiro de Germoplasma Animal, para conservar amostras de animais ameaçados de extinção, como os cavalos pantaneiro e lavradeiro, os bovinos pantaneiro, criolo-lageano, junqueira e mocho nacional, bem como o lobo-guará, o jegue nordestino e as cabras das variedades moxotó, marota, canindé e repartida. Para isso, utiliza técnicas sofisticadas como a criopreservação (preservação a baixas temperaturas, ver Criogenia); a clonagem; a fertilização in vitro; a transferência de embriões e a transgênese.
, centro de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias no setor agropecuário, mantido pelo governo federal. Foi criada em 26 de abril de 1973 para substituir o Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária. Conta com uma rede de 39 unidades de pesquisas distribuídas por todo o Brasil, da qual fazem parte laboratórios, bancos de germoplasma (ver Banco genético), mini-fábricas, áreas experimentais, bibliotecas e herbários. Maior produtor nacional de sementes básicas, a Embrapa pesquisa todos os alimentos básicos, desenvolvendo novas variedades de plantas mais produtivas, nutritivas e resistentes a doenças e pragas, e técnicas modernas para tornar mais eficiente a pecuária nacional. Sua atuação possibilitou o aumento da produtividade do setor agropecuário brasileiro e a expansão da fronteira agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário