quarta-feira, 13 de julho de 2011

Motor Brasileiro cai no esquecimentoI


Faz 22 anos que apareceu em nosso mercado, ainda na era “anti-importação”, um motor revolucionário que poderia garantir ao país um futuro promissor no campo de combustíveis vegetais.
Neste caso, óleos vegetais poderiam ser empregados para movimentar motores de ciclo diesel e o precursor desse conceito era o motor Elko.
O pequeno motor de três cilindros articulados, era turbo alimentado e possuía injeção direta.
O motor tinha uma bomba injetora para cada cilindro, além de ser feito todo de ferro fundido e refrigerado à óleo, o que ajudava a reduzir a perda de calor.
Este motor podia ser movido por qualquer tipo de óleo vegetal, sendo que até mesmo óleo usado poderia ser utilizado. Óleo de cozinha também estava no “cardápio” do Elko.
Um modelo de veículo, poderia fazer entre 20 e 42km/litro! Em testes realizados no Brasil, um Audi 100 chegou a fazer 40km/litro de óleo vegetal.
Mas, o Elko era ainda mais revolucionário e podia receber qualquer outro combustível líquido, como gasolina, etanol, metanol, querosene, entre outros.
O potencial do Elko era tão grande, que podia servir como um gerador estacionário, marítimo, automotivo e industrial.
Projetado pela alemã Elsbett, o Elko passou a ser um conceito para conversão de motores diesel para óleos vegetais, feitos pela empresa atualmente.
Hoje em dia, o mercado para motores deste tipo está em franco crescimento e sem dúvida, o Elko foi o movimento inicial no sentido de obter um combustível renovável e ecológico, já que polui menos que o diesel normal.
De tudo isso, só faltou chegarem os motores diesel para automóveis, algo que ao contrário dos óleos vegetais, ainda não virou realidade por aqui.
Imaginem a economia e o nível de emissões de CO2 que poderiam ser produzidos por um motor multi-combustível, como era o Elko, com a tecnologia dos dias de hoje?
Fonte: Elsbett/Revista 4 Rodas.

- Vocês ainda acreditam que queremos diminuir a quantidade de carbono lançados no ar?
- Soluções existem, devemos lutar para funcionar e não nós submeter aos caprichos das grandes montadoras. Americanos acordem... Lembrem-se do "sapo" de "Uma verdade inconveniente" ou estou sendo inconveniente em lembrá-los... Abraços seus gringos!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário