quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os cincos reinos

Reino Animal (Animalia), organismos complexos e móveis, sem parede celular, e que dependem das plantas ou dos organismos que utilizam as plantas para obter seu alimento. Este reino inclui: esponjas, equinodermos, vermes, moluscos, insetos, peixes, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e crustáceos.
Reino Vegetal ou Plantas (Plantae), organismos imóveis que usam a energia solar para realizar a fotossíntese e assim obter energia a partir de moléculas inorgânicas. Possuem parede celular rígida de celulose. Os grupos que se incluem neste reino são: musgos, samambaias, coníferas, plantas com flor e eqüissetos.
Reino Monera ou Procariotos, composto por bactérias e todos os organismos procariontes unicelulares, como as algas azuis.
Reino dos Fungos ou Fungi. Embora algumas vezes sejam classificados como plantas, os fungos não realizam a fotossíntese e freqüentemente atuam como parasitas. Inclui os fungos e mofos.
Reino Protista, composto por todos os organismos eucariontes unicelulares, como os protozoários.
, em taxonomia, o mais alto nível de classificação. Os organismos vivos foram divididos originalmente por Lineu em dois grupos Os organismos vivos foram divididos originalmente por Carl von Linneo em dois grupos simples: Plantae (plantas) e Animalia (animais). No entanto, o sistema mais usado atualmente divide-os em cinco reinos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário