quarta-feira, 27 de julho de 2011

Antropologia,

Antropologia

A antropologia é fundamentalmente multicultural. Os primeiros estudos antropológicos analisavam povos e culturas não ocidentais, porém seu trabalho atual concentra-se, em grande parte, nas modernas culturas ocidentais (as aglomerações urbanas e a sociedade industrial). Os antropólogos consideram primordial realizar trabalhos de campo e dão especial importância às experiências de primeira mão e, por isso, participam de atividades, costumes e tradições da sociedade.

A antropologia surgiu como campo diferenciado de estudo em meados do século XIX. Nos Estados Unidos, o fundador desta disciplina foi Lewis Henry Morgan, que pesquisou em profundidade a organização social da confederação iroquesa. Na Europa, seu fundador foi Sir Edward Burnett Tylor, que construiu uma teoria sobre a evolução humana que atribuía especial atenção às origens da religião. Tylor, Morgan e seus contemporâneos ressaltaram a racionalidade das culturas humanas e argumentaram que, em todas as partes, a cultura humana evoluía para formas mais complexas e desenvolvidas. Bronislaw Kasper Malinowski, fundador da escola funcionalista de antropologia, afirmava que as organizações humanas deviam ser examinadas no contexto de sua cultura.
2. ANTROPOLOGIA FÍSICA  
A antropologia física ocupa-se principalmente da evolução humana, da biologia humana e do estudo de outros primatas, aplicando métodos de trabalho utilizados nas ciências naturais.
3. ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL  
Grande parte da investigação antropológica baseia-se em trabalhos de campo levados a efeito nas diferentes culturas. Entre 1900 e 1950, aproximadamente, estes estudos eram orientados a registrar cada um dos diferentes estilos de vida antes que determinadas culturas primitivas sofressem a influência dos processos de modernização e europeização. Tais trabalhos de campo que descrevem a produção de alimentos, as organizações sociais, a religião, a vestimenta, a cultura material, a linguagem e demais aspectos das diversas culturas, é o que se conhece por etnografia. A análise comparativa destas descrições etnográficas, que buscam generalizações mais amplas dos esquemas culturais, as dinâmicas e os princípios universais, é o objeto de estudo da etnologia. No campo da antropologia social e cultural são importantes as abordagens de Margaret Mead, Franz Boas, Alfred Louis Kroeber e Claude Lévi-Strauss.
4. MÉTODOS E APLICAÇÕES  
Existem tantos métodos de pesquisa quanto temas de estudo. Na arqueologia, a técnica do carbono radioativo é talvez a mais utilizada. Na antropologia social e cultural, os estudos baseiam-se nos métodos de observação participante dentro de uma comunidade ou sistema social. Sem dúvida, hoje a investigação exige outras ferramentas metodológicas como as entrevistas estruturadas e as provas psicológicas.
5. TENDÊNCIAS ATUAIS  
A antropologia moderna está se convertendo pouco a pouco em uma ciência aplicada, já que os pesquisadores estão se concentrando em aspectos sociais como saúde, educação, proteção do ambiente e desenvolvimento urbano. São muitos os antropólogos contratados por organismos públicos, instituições de pesquisa, grupos independentes de pressão, organizações indigenistas e agências sanitárias para realizar trabalhos de campo em ambientes culturais, como projetos educativos, sanitários ou programas de desenvolvimento agrícola em regiões rurais.
O deslocamento para o estudo de sistemas mais heterogêneos e diversificados, assim como o auge dos métodos quantitativos de pesquisa, hoje necessitam do apoio de diferentes profissionais, incluídos os assessores estatísticos, biólogos, socióólogos e demais colaboradores.
No campo da evolução humana, destacam-se os trabalhos dos paleontólogos Louis Seymour Bazett Leakey, sua esposa Mary Douglas Leakey e seu filho Richard Erskine Leakey, os quais descobriram fósseis, utensílios de pedra e ossos dos primeiros hominídeos.
Outros ramo importante da antropologia física é o estudo dos povos contemporâneos e de seus diferentes traços biológicos e genéticos, em relação com o ambiente cultural e social.
O estudo dos primatas, seu comportamento, hábitos e costumes, constitui uma dimensão comparativa essencial da antropologia para conhecer os antepassados do ser humano. A antropóloga britânica Jane Goodall dedicou anos à observação dos chimpanzés no parque nacional da Tanzânia, descobrindo uma relação de comportamentos e habilidades surpreendentes.
, estudo dos seres humanos de uma perspectiva biológica, social e humanista. Esta ciência divide-se geralmente em dois grandes campos: a antropologia física, que trata da evolução biológica e a adaptação fisiológica dos seres humanos, e a antropologia social ou cultural, que se ocupa das formas em que as pessoas vivem em sociedade, ou seja, as formas de evolução de sua língua, cultura e costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário