sábado, 16 de julho de 2011

Por que não tomar leite ou comer carner de bovinos com Aftosa?

·       A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos -não afeta eqüídeos (cavalos, asnos, mulas).

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus. Atinge animais de cascos bipartidos – bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus permanece vivo na medula óssea, mesmo depois de morto o animal. Por isso, a moléstia é altamente contagiosa. O primeiro sintoma é a febre alta. Podem surgir aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente feridas nos cascos ou nos úberes. As lesões impossibilitam o animal de se alimentar e podem provocar a morte. O vírus é geralmente transmitido pelo leite, pela carne e pela saliva do animal doente.

A Febre Aftosa afeta o homem?
Considerada uma zoonose (doença infecciosa, que pode ser transmitida a partir de animais para seres humanos), embora o homem raramente se infecte com a doença, a transmissão ocorre por contato com animais enfermos ou material infeccioso, através de lesões mínimas como, por exemplo, aranhões e erosões da pele, ou pela ingestão de leite não pasteurizado. A infecção no homem pode ser associada ou não a sintomas e diagnosticada apenas por provas sorológicas. De caráter benigno, a doença tem um período de incubação que varia de 2 a 8 dias, sendo a evolução da doença similar à dos animais.
Fonte: Yahoo

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita ao "Luz" e pelas palavras incentivadoras!!

    Sobre a febre aftosa, lembro de quando era criança e o veterinário chegava para imunizar o gado. Vez ou outra tinham surtos pelo país. Não sei se porque cresci e estou longe da fazenda, pouco vejo falar sobre a febre aftosa.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir