quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ecologia

Ecologia

O termo ecologia foi criado pelo biólogo alemão Ernst Heinrich Haeckel em 1869; deriva do grego oikos (lar) e compartilha sua raiz com a economia. Assim sendo, ecologia significa o estudo da economia da natureza.
2. ECOSSISTEMAS  
O termo ecossistema, adotado em 1935, é um dos principais conceitos desta ciência. Define os entornos terrestres e aquáticos como um todo integrado que inclui os organismos vivos (biocenose) e o entorno no qual se encontram (biótopo). As partes fundamentais de um ecossistema são os produtores (plantas verdes), os consumidores (herbívoros e carnívoros), os organismos responsáveis pela decomposição (fungos e bactérias) e os componentes não vivos ou abióticos, formados por matéria orgânica morta e nutrientes presentes no solo e na água.
3. POPULAÇÕES E COMUNIDADES  
As unidades funcionais de um ecossistema são as populações de organismos através das quais circulam a energia e os nutrientes. Uma população é um grupo de organismos da mesma espécie que compartilham o mesmo espaço e tempo (ver Espécies e especiação). O território ou lugar no qual vivem e ao qual estão adaptadas as distintas plantas ou animais recebe o nome de hábitat, dentro do qual os organismos ocupam distintos nichos. Um nicho é o papel funcional que desempenha uma espécie numa comunidade, ou seja, sua ocupação ou modo de ganhar a vida.

Os grupos de populações de um ecossistema interagem de várias formas. Estas coletividades interdependentes de plantas e animais formam uma comunidade, que abrange a porção biótica do ecossistema. As principais influências sobre o crescimento das povoações estão relacionadas com diversas interações, que são as que mantém unida a comunidade. Estas incluem a concorrência, tanto no seio das espécies como entre espécies diferentes; a predação, incluindo o parasitismo, e a co-evolução ou adaptação.
4. SUCESSÃO E COMUNIDADES CLÍMAX  
Os ecossistemas são dinâmicos no sentido de que as espécies que os compõem não são sempre as mesmas. Isto se vê refletido nas mudanças gradativas da comunidade vegetal com o passar do tempo, fenômeno conhecido como sucessão.

Começa pela colonização de uma área alterada, como um campo de cultivo abandonado ou um caudal de lava recentemente exposto, por parte de espécies capazes de tolerar suas duras condições ambientais. Em sua maior parte se trata de espécies oportunistas, que se aferram ao terreno durante um período de tempo variável. Como vivem pouco tempo e não são boas competidoras, acabam sendo substituídas por espécies mais competitivas e de vida mais longa, como os arbustos, e em seguida pelas árvores. Com o tempo, o ecossistema chega a um estado chamado clímax, no qual toda mudança ulterior se produz muito lentamente, e o lugar fica dominado por espécies de longa vida e elevada competitividade.
, estudo da relação entre as plantas, os animais e seu meio ambiente físico e biológico. O meio ambiente físico inclui a luz e o calor ou radiação solar, a umidade, o vento, o oxigênio, o dióxido de carbono e os nutrientes do solo, a água e a atmosfera. O meio ambiente biológico inclui os organismos vivos, tanto plantas como animais.

2 comentários: