quarta-feira, 21 de março de 2012

Anvisa suspende temporariamente venda de próteses de silicone


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender temporariamente a comercialização de próteses mamárias no país, nacionais e importadas. A medida passará a valer a partir de amanhã (22), quando as novas normas serão publicadas no Diário Oficial da União. 

Leia também:

Pela nova medida, fica obrigatória a certificação dos produtos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A Anvisa determinou que a venda das próteses só poderá ser feita depois de os fabricantes obterem um selo de qualidade, que irá atestar a composição e a resistência do silicone. 

A suspensão deve durar até 31 de março, quando o Inmetro irá publicar uma portaria definitva para a certificação de próteses mamárias de silicone. 

As novas regras foram aprovadas depois do escândalo internacional envolvendo a marca francesa Poly Implant Prothese (PIP) e a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado, aumentando o risco de o implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras tenham implantes das marcas estrangeiras. Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário