sexta-feira, 6 de abril de 2012

Saiba como evitar os efeitos do vegetarianismo














Para muitos, ser vegetariano é um estilo de vida e um verdadeiro desafio. Outros adotam a prática para melhorar a qualidade de vida, ter uma boa alimentação e perder peso, por exemplo. Mas será que essa dieta é mesmo tão saudável assim?

Mais no Greenvana:
Fungo que come plástico para limpar aterro sanitário
'Girassol solar' recarrega dispositivos eletrônicos


Alguns efeitos colaterais apresentados pela National Geographic mostram que adotar esses hábitos também tem seus riscos. Conheça quais são para saber como se defender deles, caso você tenha aderido.
Deficiência de vitamina B12
Se você aderiu ao vegetarianismo que não come laticínios, ovos e outros produtos animais, sua dieta pode ser deficiente em vitamina B12. De acordo com a University of Maryland Medical Center, alguns dos sintomas e efeitos colaterais levam para anemia, fraqueza e formigamento nos braços e pernas. A B12 é importante para a manutenção do metabolismo, do sistema nervoso central e da formação de células vermelhas do sangue, a hemoglobina. Recomenda-se comer grãos fortificados e suplementos vitamínicos. Consulte seu médico.

Deficiência de ferro

O ferro está presente em alimentos que na maioria das vezes não são consumidos por vegetarianos, como carnes vermelhas, aves e peixes. A falta de uma quantidade suficiente de ferro pode causar anemia. Os sintomas são exaustão, fraqueza, desenvolvimento cognitivo lento, calafrios e aumento da susceptibilidade a infecções. Filhos de mulheres que sofrem dessa deficiência podem nascer prematuros ou com baixo peso. É importante consumir feijão, lentilha, cereais enriquecidos, espinafre, passas e tofu, por exemplo.

Deficiência de zinco

O zinco é importante para o sistema imunológico, ajuda a curar ferimentos e ainda é fator de divisão e crescimento das células, contribuindo para o processo de quebra de carboidrato. Ele pode ser encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carnes vermelhas e aves de carne escura. Os sintomas para a deficiência de zinco são a falta de apetite, infecções frequentes e perda de cabelo. Para repor essa falta, é importante ingerir legumes, amendoim e manteiga de amendoim, por exemplo.

O cálcio e a perda óssea

Para ter ossos fortes, o cálcio é extremamente necessário. Ele pode ser encontrado em produtos lácteos como leite, iogurte e manteiga, que geralmente não fazem parte da dieta de um vegetariano. Para reverter esse quadro, procure comer cereais, pães e sucos que tenham cálcio, tofu, brócolis, couve e couve-chinesa. Estão entre os efeitos colaterais a diminuição da densidade óssea, osteoporose e problemas dentários. O cálcio ajuda o sangue a circular pelo corpo, ajuda a mover os músculos, transmitir mensagens ao cérebro com rapidez e ainda libera hormônios e enzimas. Fonte: Yahoo Notícias Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário