domingo, 15 de julho de 2012

Pesquisadores sequenciam genoma da banana


A banana está sujeita a ameaças constantes de parasitas
O sequenciamento do genoma da "Musa acuminata", presente na composição de todos os tipos comestíveis de banana, foi concluído, o que abre caminho para a produção de variedades mais resistentes aos parasitas, anunciaram institutos de pesquisas do sul da França.
A banana revelou os segredos de seus 520 milhões de bases, destacaram o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) e o Centro Nacional de Sequenciamento (CEA-Genoscope), ambos em Montpellier. O sequenciamento revelou os 36 mil genes da bananeira e sua posição em seus 11 cromossomos.
Os resultados do trabalho, que durou mais de 10 anos, foram publicados na revista científica "Nature", informou o Cirad, que coordenou em 2010 o sequenciamento do genoma do cacaueiro.
Para os pesquisadores, a descoberta representa uma "contribuição fundamental para aprimorar as variedades", uma vez que "a banana está sujeita a ameaças constantes de parasitas, e é fundamental para a segurança alimentar e econômica de mais de 400 milhões de pessoas nos países do sul".
"Se a produção de variedades mais resistentes é uma necessidade, também é, no entanto, complicada, devido à baixa fertilidade das bananas", advertiu o Cirad. "O sequenciamento constitui uma referência de grande valor para estudar a evolução dos genomas", acrescentou, ressaltando que os pesquisadores já conseguiram determinar que a bananeira registrou três episódios de duplicação completa do genoma.
A maioria dos genes que surgiram desta duplicação se perdeu, mas alguns persistiram, permitindo "o surgimento de novas funções biológicas", destacaram os pesquisadores, que identificaram fatores abundantes de regulação, que contribuem em "processos importantes, como o amadurecimento das frutas". Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário