segunda-feira, 1 de junho de 2015

Combinação de duas imunoterapias é mais eficaz contra melanoma

A imunoterapia, que utiliza a energia do sistema imunológico para atacar o câncer, é mais potente contra o melanoma quando dois agentes são combinados, mas os efeitos colaterais são mais fortes em alguns pacientes

A imunoterapia, que utiliza a energia do sistema imunológico para atacar o câncer, é mais potente contra o melanoma quando dois agentes são combinados, mas os efeitos colaterais são mais fortes em alguns pacientes - afirmaram pesquisadores neste domingo.
Os resultados de um ensaio clínico de fase III comparando a ação terapêutica da nivolumab (Opdivo), isoladamente ou em combinação com ipilimumab (Yervoy) mostram que a ação conjunta de ambas as terapias foi "significativamente mais eficaz do que o ipilimumab sozinho", de acordo com resultados apresentado neste domingo durante a conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago (Illinois, norte dos Estados Unidos).
O Opdivo bloqueia uma proteína PD-1 que evita que o sistema imunológico localize e destrua as células cancerosas. O Yervoy, a primeira imunoterapia desenvolvida contra o melanoma, desbloqueia a proteína CTL-4 encontrada nas células do sistema imunológico, o que lhes permite atacar o câncer.
Ambas as moléculas são fabricadas pela farmacêutica norte-americana Bristol-Meyers Squibb, que financiou o estudo.
Depois de nove meses de tratamento, o nivolumab mais do que duplicou o período médio sem progressão do melanoma em comparação com ipilimumab, para 6,9 meses versus 2,9 meses. Mas quando ambos os tratamentos são combinados, este período aumentou para 11,5 meses.
A taxa de resposta para o tratamento foi também mais alta entre os pacientes que receberam a imunoterapia combinada.
O número de efeitos colaterais importantes foi mais alto entre os pacientes que receberam o tratamento nivolumab-ipilimumab combinado. Alguns tiveram parar o tratamento duplo.
Até agora, o ipilimumab e o nivolumab foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA , por sua sigla em inglês), apenas para tratar separadamente melanomas metastáticos inoperáveis ​​ou avançados que não respondem aos tratamentos convencionais. Fonte: Yahoo Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário