quinta-feira, 10 de abril de 2014

OMS, Unicef e Cruz Vermelha intensificam esforços contra ebola

(1º abr) Médico se prepara para atender a pacientes com febre ebola, na Guiné
A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Cruz Vermelha e o Unicef decidiram intensificar os esforços na luta contra a epidemia de febre ebola na África Ocidental, sobretudo na Guiné, o país mais afetado.
Em comunicados divulgados nesta quinta-feira, as três organizações anunciaram cursos de formação e uma campanha sobre informações essenciais na luta contra a propagação da febre hemorrágica provocada em parte pelo vírus ebola, que provocou 101 mortes na Guiné e 10 na Libéria em 2014.
Vários casos suspeitos foram detectados em Serra Leoa e no Mali, mas os testes foram negativos para o vírus do ebola, que é muito contagioso e tem uma taxa de mortalidade de até 90%. Não existem vacinas ou medicamentos para combater a doença.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) "intensifica os esforços para conceber estratégias de comunicação adaptadas à cultura local, com o objetivo de divulgar o vírus do ebola" em sete países da África Ocidental, afirma um comunicado da organização.
A operação acontece em parceria com Cruz Vermelha, a OMS e os ministérios da Saúde dos países afetados, com um "arsenal de comunicação (mensagens de texto nos telefones celulares, programas de rádio ou televisão e campanhas porta a porta)", explica o Unicef.
A OMS informou que inicia nesta quinta-feira o primeiro curso de formação para 70 pessoas em Conacri, capital da Guiné, que viajarão às comunidades afetadas pelo vírus.
Também criará um centro para coordenar as atividades relacionadas com a detecção, busca, transporte, hospitalização e sepultamento dos casos suspeitos. Fonte: yahoo notícias

2 comentários:

  1. Caro Gilberto.
    Penso que as considerações abaixo (ver 1) devem ser levadas em consideração. É fundamental que um experimento possa ser repetido para que ser considerado como Científico. É a exigência do uso do Método Científico.
    (1) "Mas, levando em consideração a pobreza das notas de seu laboratório, é absolutamente evidente que vai ser muito difícil para outra pessoa seguir e entender seus experimentos, o que representa um sério obstáculo para uma troca saudável de informações, destacou o comitê."
    Quanto às considerações do professor Shunsuke Ishii ( ver 2) , membro do comitê, também são cabíveis, pois, sua função é fazer a apreciação do modo em que a tese foi apresentada. Trata-se do rigor científico.
    (2) "Determinar se as células existem ou não exige estudos adicionais que vão além das competências do comitê de investigação, que tinha como missão apenas determinar se aconteceram ou não irregularidades na tese que apresenta os resultados dos trabalhos, insistiu um dos membros do comitê, o professor Shunsuke Ishii.”
    Parabéns Gilberto!

    ResponderExcluir
  2. Com toda razão amigo E.P.GHERAMER, mais os grandes laboratório em vez de incentivarem a cientista ou darem a ela condições de melhorar e provar a sua tese querem mesmo é diminuir a concorrência. O método cientifico deve ser provado assim que obtenha os resultados satisfatórios da experiência, (lembrando que mesmo com a simples receita muitas pessoas não conseguir sequer fazer um bolo adequadamente). Espero que ela tenha outra oportunidade de demonstrar sua tese e que os erros sejam corrigidos pelo bem da Ciências.

    ResponderExcluir