quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Quais são os animais que vivem mais tempo?

Há Animais Que Nunca Morrem!

Quem acha que chegar aos 100 anos de idade é muito precisa se aprofundar no mundo animal e ver do que a natureza é capaz. Há notícias de animais com 100, 150, 200 anos de idade e até mesmo imortais. Com propriedades biológicase expectativa de vida invejáveis, eles habitam os mais diferentes lugares. Listamos abaixo os animais com maior expectativa de vida.
Foto: Reprodução/ YoutubeÁgua viva imortal (Turritopsis nutricula)
Qual idade pode atingir? Imortal
Por que vive tanto? Esta espécie de água-viva consegue expandir seu tempo de vida por meio de um método em que as células passam por mutações, transformando-se em outro tipo de célula ou renovando-se completamente. Com isso, a Turritopsis consegue voltar ao seu estado juvenil (fase de pólipo) e recomeçar. Quando ela chega à fase madura, ao invés de envelhecer e morrer como ocorre com a maioria dos animais, consegue retornar para a fase jovem e renovar o processo de vida.
Reprodução/ YoutubeMolusco (Arctica islandica)
Qual idade pode atingir? Pode viver mais de 400 anos.
Por que vive tanto? Ele vive enterrado no fundo do oceano Atlântico, é pouco móvel o que faz com que tenha uma demanda energética pequena. Suporta temperaturas extremamente baixas e aguenta grandes restrições alimentares. Com isso, ele consegue reduzir o seu metabolismo a apenas 10% dos níveis normais. Ele também tem baixos níveis de proteínas e outras moléculas oxidadas (ajudam no envelhecimento celular), o que pode ajudar a garantir uma maior sobrevida.
Link para imagem ou vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=dYQmEgODRHg
Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)
Qual idade pode atingir? 210 anos.
Por que vive tanto? Não se sabe ao certo se há uma única coisa que leve esses animais a chegarem aos 210 anos. Elas possuem uma densa camada de gordura, que pode chegar a 50 cm e que ajuda a manter a temperatura corporal, mesmo nos dias mais frios. O formato do seu corpo, que lembra um bulbo, ajuda a reduzir a sua área de superfície quando comparado a outras baleias, o que também colabora com a manutenção da sua temperatura e permite que ela viva bem em regiões mais geladas.
Link para imagem ou vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=J1aqJ6tleuY
Foto: ReproduçãoJabuti Harriet (Testudinipae cytodira)
Qual idade pode atingir? 175 anos de idade
Por que vive tanto? Um indivíduo da espécie que reside no arquipélago britânico de Santa Helena, no sul do Atlântico, conseguiu chegar a 175 anos de idade e faleceu em 2005. Não há nenhuma alteração morfológica específica que justifique tanto tempo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário