quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cientistas descobrem mais antigo sistema nervoso conhecido

Aranha é vista na cidade francesa de Rennes em 26 de setembro de 2013
Paleontólogos anunciaram nesta quarta-feira em um artigo na revista Nature a descoberta do mais antigo sistema nervoso completo conhecido, encontrado em uma criatura fossilizada incomum que viveu 520 milhões de anos atrás.
Com apenas três centímetros de comprimento, o animal pertenceu à classe Megacheira, grupo de animais marinhos com garras que viveram no período Cambriano, uma época de biodiversidade exuberante.
Encontrado na formação Chengjiang, uma arca do tesouro situada na província de Yunnan, sudoeste da China, esta peça de museu revela, com riqueza de detalhes, a espinha, os olhos, o cérebro e os gânglios da criatura, afirmaram os cientistas.
Uma imagem tridimensional do achado foi gerada com escâner de tomografia computadorizada, cujo uso é mais frequente na Medicina, para ajudar outros cientistas a compará-lo com espécies modernas e antigas.
A criatura tinha um corpo alongado e segmentado, ligado a membros que lhe permitiam nadar ou rastejar. A cabeça tinha uma garra longa e semelhante a uma tesoura, que provavelmente era usada para agarrar ou sentir.
A descoberta fornece datação para quando os ancestrais das atuais aranhas, escorpiões e outros membros da família chamada Chelicerata, se distanciaram de outros artrópodes, que incluem crustáceos e diplópodes.
"Sabemos agora que os megacheiras tinham sistemas nervosos centrais muito similares aos caranguejos-ferradura e escorpiões", disse o principal autor do estudo, Nicholas Strausfeld, professor de neurociência da Universidade do Arizona.
"Isto significa que os ancestrais das aranhas e sua família viveram lado a lado com os ancestrais dos crustáceos no Cambriano Inferior", acrescentou. Fonte: yahoo nptícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário