quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Epidemia de ebola em Uganda mata 14, segundo a OMS



Enfermeira cuida de paciente com suspeita de contágio por ebola em hospital de Bundibygyo, Uganda, em dezembro de 2007
Uma epidemia de febre hemorrágica do vírus ebola foi declarada no começo de julho no oeste de Uganda e já matou 14 pessoas, anunciou este sábado o escritório local da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Temos 20 casos confirmados de pessoas que contraíram o vírus, 14 dos quais faleceram", declarou à AFP Joaquim Sewaka, representante da OMS em Uganda.
A epidemia surgiu no distrito de Kibaake, a 200 km da capital ugandesa e 50 km da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
Equipes do ministério da Saúde ugandês e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano foram enviados ao local, acrescentou Sewaka.
"A resposta é vigorosa e tentaremos armar centros de quarentena o quanto antes", afirmou.
A febre hemorrágica do ebola, altamente contagiosa, causa a morte de 50% a 90% dos infectados. Não existe cura ou vacina contra o vírus. Os médicos só podem lutar contra os sintomas, como por exemplo hidratando os pacientes.
A transmissão ocorre por contato direto com o sangue, as secreções corporais e a manipulação sem precaução de cadáveres contaminados.
O nome do vírus advém de um rio no norte da RDC onde foi detectado pela primeira vez em 1976, quando este país ainda era o Zaire.
Desde 1976 quinze epidemias foram registradas na África, afetando mais de 1.800 pessoas. Segundo a OMS, mais de 1.300 pessoas morreram.  Fonte: yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário