quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Descoberto fóssil quase completo de inseto com 365 milhões de anos



Galeria do Museu Nacional de História Natural, em Paris
Cientistas do Museu Nacional de História Natural da França anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do primeiro fóssil completo de um inseto pré-histórico com 8 milímetros de comprimento, tórax separado da cabeça e do abdôme, três pares de patas e 365 milhões de anos.
O fóssil do 'Strudiella devonica', que teria existido no período Devoniano Superior, foi descoberto pela equipe de André Nel em um sítio da localidade de Strud (província de Namur), na Bélgica. Sua descoberta foi tema de uma publicação, esta quarta-feira, da revista científica britânica Nature.
"É o primeiro fóssil quase completo do período Devoniano", afirmou André Nel à AFP. "Foi nesta época que estes animais começaram a se diversificar, a conquistar as terras emersas", acrescentou.
"É um marco, uma testemunha" que confirma as datações moleculares (feitas a partir do estudo de DNA), segundo as quais "os insetos são muito antigos", explicou.
Até agora, os únicos restos fossilizados de insetos deste período eram duas mandíbulas encontradas na Escócia.
O 'Strudiella devonica' vem, assim, fazer a ponte entre o 'Rhyniella praecursor', com 400 milhões de anos, colêmbolo considerado um parente próximo dos insetos, e o período Carbonífero (entre 300 e 330 milhões de anos), rico em fósseis de insetos de todo tipo.  Fonte: yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário