sábado, 20 de janeiro de 2018

Endocrinologista ensina 4 pilares para ganhar saúde e qualidade de vida



O brasileiro mudou seus hábitos. O acesso a mais tecnologia, a facilidade para comprar guloseimas e o sedentarismo têm levado nossa população a engordar e adoecer. Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, divulgados em abril deste ano, apontam que o número de pessoas diagnosticadas com obesidade, hipertensão e diabetes aumentou muito na última década.
“Diria que a correria do dia a dia é o principal fator responsável por esses números. Na agitação da vida moderna, a atividade física é posta de lado e a alimentação errada vira prioridade por ser mais rápida. Com isso, temos pouca ingestão de nutrientes e incremento nas calorias vazias, presentes em doces, refrigerantes, fast food etc.”, destaca Dra. Tassiane Alvarenga Endocrinologista e Metabologista formada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo o sobrepeso já são consideradas epidemias e problemas de saúde pública em todo o mundo. Dra. Tassiane lembra que elas deixaram de ser problemas de idosos para se fazerem presentes até em crianças e adolescentes de ambos os sexos. “Mas as mulheres estão precisando de mais atenção! Os dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia apontam que o número de diagnósticos de diabetes cresceu 61,8% de 2006 para 2016, afetando principalmente o público feminino. Elas estão sofrendo mais deste mal. Já a obesidade, aumentou em 60% na década, com frequência bastante semelhante entre os gêneros, enquanto a hipertensão teve um salto de 14,2%, tendo as mulheres como principais pacientes diagnosticados”, afirma.
Higiene do sono: o que é? São comportamentos que ajudam a induzir o sono, como: - Não ingerir bebidas e alimentos ricos em cafeína até seis horas antes de deitar. - Não usar o celular, tablet ou computador na cama. - Deixar o quarto escuro e silencioso para estimular o sono. - Deitar e acordar sempre nos mesmos horários. - Evitar sonecas durante o dia. - Buscar ajuda médica caso não melhore em até seis semanas. - Descrição: Horizontal estreitaComo reverter o problema? Com a mudança do estilo de vida. Não é algo fácil ou que ocorra de uma hora para a outra, mas a adoção de novos hábitos é capaz de amenizar e até reverter essas doenças metabólicas.
Dra. Tassiane orienta seguir quatro pilares para mudar hábitos:
- Alimentação: “comer de tudo um pouco e sem exageros é a chave para o equilíbrio e para transformar a nutrição em saúde”, diz a médica.
- Atividade Física: o ideal é praticar 150 minutos de exercícios por semana, o que dá meia hora para cada dia útil. “O segredo, aqui, é encontrar uma atividade que seja prazerosa e praticá-la com frequência”, orienta.
- Sono: “dormir é essencial para a boa saúde e precisamos de, no mínimo, sete horas por noite de sono para ficarmos bem. Pegar no sono, no entanto é algo que deve ser exercitado e a higiene do sono pode ser uma aliada de quem tem dificuldades para dormir”, diz a médica.
- Controle do Estresse: Dra. Tassiane lembra que é inevitável nos estressarmos, mas quando estamos expostos a fatores estressantes por longos períodos, a saúde como um todo sofre. “É preciso buscar formas de amenizar essa tensão e cada pessoa tem um método preferido, que pode ser a meditação, a atividade física, programas prazerosos etc.”
Transformar o estilo de vida é possível e só depende da força de vontade pessoal. Os pilares acima, segundo a Dra. Tassiane, podem ser a medicação diária para cuidar das doenças metabólicas e ainda ajudam a melhorar a felicidade. “Existe uma equação que diz que 50% da nossa felicidade tem origem genética, 40% da sua atitude de ser feliz e 10%, da circunstância e do momento de vida que se está passando. Ao adotar um estilo de vida mais saudável, certamente estaremos transformando nossa vida e nosso corpo para ganhar mais saúde e mais felicidade. Vale sempre a pena!”, conclui.
Sobre Dra. Tassiane Alvarenga
· Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU;
· Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;
· Residência Médica em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM USP);
· Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- SBEM;
· Membro da Endocrine Society, SBEM e ABESO;
· Faz parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
· Sobrepeso e Obesidade. Compulsão Alimentar e Ansiedade;
· Obesidade Infantil;
· Diabetes Mellitus e Pré Diabetes: Controle da glicemia e prevenção de complicações como Retinopatia , Neuropatia , Nefropatia , Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC);
· Dislipidemias ( Colesterol);
· Doenças da tireoide ( Hipo e Hipertireoidismo, Nódulos na Tireóide);
· Osteopenia e Osteoporose;
· Seguimento pré e pós operatórios de cirurgia bariátrica;

· Check-up e Avaliação de rotina;
Fonte: Yahoo Noticias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário