quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano: o mesentério

282f08eff8cc58a133a12f92609fa3bf

le foi descoberto por Leonardo da Vinci no século XVI, mas os médicos não lhe deram a mínima atenção nos últimos 500 anos. Agora, depois de um estudo de seis anos realizado por cientistas da Universidade de Limerick, na Irlanda, finalmente sua existência foi reconhecida: falamos do mesentério, o “novo” órgão reconhecido pela comunidade médica mundial em 2017.
O mesentério é a parte do corpo que faz a conexão entre os intestinos e o abdômen. Até agora, acreditava-se que ele era uma simples ruga, uma dobra do intestino que não tinha função ou importância. No entanto, a nova pesquisa descobriu que se trata de um órgão único, que se encontra no meio de nosso sistema digestivo.
A descrição anatômica estabelecida há cerca de 100 anos era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única,” garante J. Calvin Coffey, pesquisador do Hospital da Universidade de Limerick, na Irlanda, e líder da equipe responsável pela descoberta, em declarações feitas à BBC.
A apresentação do mesentério foi realizada por meio de um artigo publicado na revista científica The Lancet. Nele, o novo órgão é descrito como uma dobra dupla do peritônio – membrana que recobre a cavidade abdominal – que une o intestino à parede do abdômen. Sua função é muito importante, já que permite que os intestinos se mantenham no lugar apropriado.
Além desta função de sustentação, os pesquisadores garantem que ele também serve para favorecer a irrigação sanguínea na região. Por ser considerado um órgão, ele deveria ter mais utilidades ou até ter suas próprias afecções, como doenças ou lesões. No entanto, ainda é cedo demais para encontrar alguma destas características.
“Este é o próximo passo. Se entendermos a sua função, poderemos identificar as anomalias e estabelecer que existe uma doença quando seu funcionamento não é o correto,” assegura Coffey no comunicado de imprensa da Universidade de Limerick que acompanhou a publicação na revista The Lancet. Por enquanto, o mesentério se une ao clube de mais de 80 órgãos presentes no corpo humano (sobre os quais os cientistas ainda têm muito a aprender). Fonte: Yahoo Noticiuas

Nenhum comentário:

Postar um comentário