sexta-feira, 29 de abril de 2016

Nova pesquisa confirma que alimentação interfere no crescimento de bactérias no intestino



Nova pesquisa confirma que alimentação interfere no crescimento de bactérias no intestino

Os cientistas coletaram amostras de fezes para examinar como os micróbios interagem com o comportamento humano e saúde em geral .Os resultados confirmam a impressão de longa data que uma microbiota mais diversificada é, pelo menos, correlacionada com a melhoria da saúde. Os estudos encontraram uma pequena ligação entre menos biomas e um maior índice de massa corporal. Essa ligação tem sido sugerida por pesquisas anteriores, mas permanece controversa. Os pesquisadores também encontraram uma correlação positiva entre um bioma mais diversificado e uma dieta rica em frutas e legumes.
Ao mesmo tempo, os pesquisadores viram variação extrema em bactérias de pessoa para pessoa. “Os autores de ambos os estudos encontraram uma grande variedade de composições de microbioma entre estes indivíduos, e nós precisamos de olhar para grandes grupos de indivíduos antes de podermos ver padrões na composição microbioma que estão associados com a saúde”, disse Stanford, pesquisador da Elisabeth Bik, que administra o blog Microbiome Digest.
Embora os efeitos diretos de saúde ainda não estão claros, os estudos apontam para uma série de medidas concretas que uma pessoa pode tomar para cultivar um microbioma mais diversificada. Bactérias lácteas foram encontradas mais frequentemente em amostras de indivíduos com dietas ricas em laticínios, indicando fortemente que a dieta de uma pessoa tem um efeito direto sobre as suas bactérias intestinais.
Alguns pesquisadores acreditam que essa pesquisa poderia nos ajudar a administrar a crescente ameaça representada por bactérias resistentes a antibióticos. Em um editorial na mesma edição da Science, Sloan-Kettering médico-cientista Eric Pamer argumenta que tratamentos à base de bactérias intestinais poderia ser uma ferramenta crucial para os pacientes que lidam com uma infecção bacteriana.
Fonte: The Verge
Foto: FreeImages/Bensik Imeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário