segunda-feira, 26 de maio de 2014

Para especialista, América Latina deve mudar modelo de produção agrícola

Agricultor trabalha em fazenda na cidade baiana de Acajutiba, em 18 de fevereiro de 2014
O modelo de agricultura praticado na América Latina "está se esgotando" e deve se adaptar às necessidades atuais para poder se tornar um celeiro gigante do mundo, advertiu nesta segunda-feira o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor Villalobos.
"Não podemos continuar com a agricultura que estamos praticando até agora (...) Estamos na fronteira de uma agricultura que está se esgotando", disse Villalobos, em Brasília, em entrevista com correspondentes estrangeiros, coincidindo com os 50 anos do IICA no Brasil e 71 de sua fundação.
Em menos de 50 anos, no século XX, a agricultura latino-americana teve um crescimento explosivo, graças a uma revolução tecnológica da agricultura tropical, mas também com um grande custo ambiental: uso elevado de agroquímicos, consumo d'água e destruição de florestas.
"Não vai ser possível continuar produzindo ou dobrar a produção - para atender às necessidades do planeta - a estes altos custos (ambientais), porque não há água, não se pode continuar avançando indiscriminadamente sobre as florestas, e temos os imponderáveis da mudança climática, que já é uma realidade e para a qual temos que nos preparar", afirmou.
"O continente americano é o que está mais bem preparado para ser um provedor cada vez maior de alimentos para a humanidade", porque dispõe de 36% da água doce do mundo, espaço para expandir sua agricultura de forma sustentável e grande diversidade genética, pois é origem de cultivos e alimentos importantes no planeta, concluiu. Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário