quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Embrapa anuncia pesquisa para desenvolver soja transgênica resistente à seca


Gonzalo Domínguez.
Londrina (Brasil), 12 fev (EFE).- Cientistas ligados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão trabalhando no desenvolvimento de um novo tipo de soja geneticamente modificada que resista às secas, segundo informou nesta quarta-feira o órgão.
No entanto, segundo Alexander Nepomuceno, pesquisador da Embrapa e um dos responsáveis pela pesquisa, ainda não se tem uma data determinada sobre quando esse tipo de tecnologia estará disponível para a produção.
"Não há uma data, a tecnologia está aí, mas faltam alguns resultados além dos pertinentes estudos de biossegurança", comentou Nepomuceno em declaração à Agência Efe.
A investigação se inscreve nos esforços do Brasil para crescer no setor dos transgênicos e é realizada em parceria com diversas instituições japonesas.
Atualmente, de acordo com o investigador, estão sendo realizadas "provas de campo" para observar sua evolução e comprovar a resistência dos novos cultivos.
Esse tipo de soja geneticamente modificada poderia aumentar notavelmente a produção do cultivo no Brasil, um dos poucos países do mundo no qual se podem realizar duas colheitas anuais.
No entanto, a região Sul - principal produtora de soja do país - sofre com frequência secas que reduzem a produção. Além disso, o verão deste ano, um dos mais fortes da história do país
Neste ano, Brasil enfrenta um dos verões mais quentes de sua história, o que tem um efeito direto sobre a produção agrícola.
Os planos dos pesquisadores preveem que assim que acabar a investigação da patente fique nas mãos da instituição e, assim, "poder formar várias empresas para que comercializem o produto final", apontou Nepomuceno.
Assim "o preço será mais baixo", segundo o chefe de Transformação de Tecnologia da Embrapa, Alexandre José Catellán.
Catellán também destacou que o processo de pesquisa "é muito caro" por isso é necessário que exista um "retorno econômico", razão pela qual venderão essas tecnologias às empresas comercializadoras.
O Brasil, hoje o segundo produtor mundial de transgênicos, conta com a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), responsável pela aprovação de qualquer produto geneticamente modificado lançado ao mercado.
O organismo, colegiado e multidisciplinar, presta apoio técnico consultivo ao governo federal e será o responsável último de autorizar o novo produto que poderia situar ao Brasil à frente da produção transgênica de soja.
Assim, o Brasil se soma à corrida iniciada pelas grandes multinacionais na busca de um produto que poderia revolucionar o mercado e também outorgar um notável avanço na pesquisa transgênica mundial.
Nesse sentido, o país consegue ficar há dois anos à frente da pesquisa mundial quando a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu os primeiros mosquitos transgênicos.
Com a intenção de combater a dengue, os mosquitos geneticamente modificados e soltos nas regiões mais afetadas pela doença no Brasil eram machos estéreis, o que garantia evitar sua reprodução.
Ao reduzir a população de mosquitos, a transmissão da doença diminui notavelmente, lembrou Nepomuceno.
No entanto, a libertação desses mosquitos foi duramente criticada por grupos ambientalistas, tradicionalmente contrários à experimentações transgênicas, já que, na sua opinião, não haviam sido realizados testes suficientes. EFE  Fonte: yahoo notícias

3 comentários:

  1. Oi, Gilberto!
    Porque a Embrapa faz tantas pesquisa com soja - que acho horrível! E não faz pesquisas com o arroz e o feijão? Quando não tiver mais alimento no mundo, estarei condenada a comer soja? (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Amiga! É fácil de entender Embrapa que como a Monsanto só pensa no mercado externo. Provavelmente essas empresas recebem incetivos de bancos americanos que vêm na soja e nos seus subprodutos um lucro muito mais substantivo do que se investissem no nosso arroz e no nosso feijão.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste, porque essa monocultura está acabando com o solo brasileiro!
    Beijus,

    ResponderExcluir