quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cientistas decodificam o genoma do tomate

Tomates australianos expostos em uma feira de Berlim

Uma equipe internacional de cientistas afirmou nesta terça-feira ter decodificado o genoma do tomate, abrindo o caminho para melhorar o sabor, as propriedades nutritivas e permitir que permaneça fresco por mais tempo.
O Consórcio do Genoma do Tomate, que reúne mais de 300 pesquisadores em 14 países, comparou o tomate doméstico atual com seu parente sul-americano, o 'Solanum pimpinellifolium'.
O tomate tem 35.000 genes, mas existe apenas uma variação de 0,6% entre a variedade selvagem e a encontrada atualmente no supermercado, destacou o estudo, publicado na revista Nature.
O fruto faz parte da família 'Solanaceae', que inclui outros cultivos altamente valiosos, como a batata, a pimenta e a berinjela, assim como temperos e ervas de uso medicinal.
Uma comparação demonstrou que o tomate é apenas 8% diferente da batata, geneticamente falando.
Pesquisadores agrícolas têm se dedicado à decodificação de importantes cultivos a fim de identificar os genes que afetam o sabor, a resistência a doenças ou a habilidade de crescer em diferentes solos e climas.
Isso abre caminho para a inclusão de genes úteis em novas cepas, tanto através de engenharia genética - que encontra resistência em alguns países - ou através de hibridização tradicional.
Os cultivos anteriores que tiveram seu DNA decodificado foram o milho, o trigo, o arroz, a soja, a maçã e o morango.
"O tomate é um dos cultivos mais comuns e explorados", afirmou Francisco Camara, do Centro de Regulação de Genoma da Espanha.
"Conhecer seu genoma em detalhes nos permite, por um lado, ter uma compreensão maior da evolução de plantas vasculares (nr: com raiz, caule e folhas) graças a populações controladas, como as cultivadas, e também fornece novas ferramentas para a agricultura do futuro", acrescentou.
Os membros do consórcio são originários de Argentina, Bélgica, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Coreia do Sul, Holanda, Espanha e Estados Unidos. Fonte: yahoo Nptícias
Só nos Estados Unidos, as vendas de tomates beiram os US$ 2 bilhões ao ano.

Soja transgênica: grão que confronta Monsanto a milhões de brasileiros


Pés de soja transgênica em Santa Fé, a 500 km de Buenos Aires, Argentina 
O que começou como contrabando virou tábua de salvação e pleito legal: a soja transgênica, responsável por 85% da produção brasileira, enfrenta a Monsanto, com cinco milhões de produtores, pelo pagamento de direitos sobre sementes modificadas.


Por volta de meados dos anos 1990, o gigante agroquímico americano Monsanto começou a comercializar a soja alterada geneticamente nos Estados Unidos para contrabalançar os efeitos dos herbicidas.
As primeiras sementes entraram por contrabando no Brasil, procedentes da Argentina, em 1998, e seu uso foi proibido e perseguido até a década passada, segundo a empresa estatal de pesquisa agropecuária (Embrapa).
Quinze anos depois, sua comercialização não só é legal, mas a expansão foi tal que hoje 85% dos quase 25 milhões de hectares semeados com soja no Brasil (7% do território) são de origem transgênica, disse à AFP Alexandre Cattelan, pesquisador da Embrapa.
O Brasil foi, em 2011, depois dos Estados Unidos, o segundo produtor e exportador mundial deste grão utilizado para alimentar o gado, e fabricação de óleo e biocombustíveis. A China é o principal comprador da soja brasileira.
A Monsanto cobra milhões de dólares ao ano pela patente da soja Roundup Ready (RR), resistente ao herbicida glifosato.
Até este ponto, a história não apresenta controvérsia, já que este é o cultivo mais rentável e de maior expansão no Brasil, que só no ano passado faturou 24,14 bilhões de dólares e representou 26% das exportações agropecuárias. Fonte: Yahoo Notícias

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Controlada da Brazil Pharma adquire 40% da Beauty'in


 
RIO DE JANEIRO, 16 Abr (Reuters) - A rede de farmácias Farmais, controlada integral da Brazil Pharma, celebrou um contrato para a aquisição de 40 por cento da empresa de produtos de saúde e beleza Beauty'in.

Segundo fato relevante desta segunda-feira, a Farmais celebrou um contrato com os acionistas da Beauty'in -Cristiana Arcangeli e Bisa Participações- sob o qual subscreveu 6.668 ações ordinárias da Beauty'in por 30,6 milhões de reais à vista.
O valor pode ser acrescido de 7 milhões de reais conforme performance da Beauty'in. A Farmais terá direito de indicar dois dos cinco membros do conselho de administração da empresa de cosméticos.
"O investimento tem como objetivo a formação de uma parceria com Cristiana Arcangeli para o desenvolvimento de produtos e fidelização da base de clientes da Brazil Pharma", informou o documento.
Além disso, a Brazil Pharma -holding de farmácias do banco BTG Pactual- e a Farmais licenciaram à Beauty'in por 10 anos o uso das marcas Musique, Farmais, Rosário, Mais Econômica, Santana e Farmácia Guararapes, visando ao desenvolvimento de produtos de marca própria.
"A operação está sujeita a ajustes de participação, e a participação da Farmais pode variar entre 30 e 50 por cento do capital social total e votante da Beauty'in, conforme desempenho da Beauty'in nos próximos 3 anos", informou o comunicado.
Caso as metas da Beauty'in não sejam atingidas, a Farmais poderá vender sua fatia aos outros acionistas por 15 milhões de reais em junho de 2016.
A operação será submetida à análise de órgãos antitruste.
(Por Sérgio Spagnuolo; edição Diogo Ferreira Gomes) Fonte: Yahoo Notícias

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Gene ligado ao esperma abre caminho para anticoncepcional masculino


Londres, 24 mai (EFE).- O descobrimento de um gene ligado ao amadurecimento dos espermatozóides nos homens abre as portas para a criação de um anticoncepcional masculino de tipo não hormonal, segundo indica um estudo publicado nesta quinta-feira na revista "PLoS Genetics".
Uma pesquisa de cientistas da universidade escocesa de Edimburgo demonstrou que o gene chamado Katnal 1 é chave para permitir que os espermatozóides amadureçam nos testículos.
Segundo os analistas, se eles conseguirem controlar a função do gene, seria possível desenvolver um novo tipo de contraceptivo masculino que ao contrário dos hormonais -baseados na supressão da testosterona-, não teria efeitos secundários como irritabilidade, acne ou mudanças de humor.
Os cientistas acreditam que regular o efeito do Katnal 1 nos testículos poderia prevenir que o esperma amadurecesse completamente, o que atuaria como um anticoncepcional natural ao eliminar seu efeito reprodutivo.
Num estudo com ratos, os pesquisadores de Edimburgo constataram que os roedores machos dos quais o gene Katnal 1 foi eliminado ficaram inférteis.
Ficou comprovado que o gene é o responsável por permitir que o esperma amadureça. A pesquisa sobre o Katnal 1 também poderia ter outras aplicações, como contribuir para encontrar tratamentos contra a infertilidade quando esta ela está relacionada com uma disfunção do gene.
"Se encontramos uma maneira de controlar este gene nos testículos, poderíamos desenvolver um anticoncepcional não hormonal", declara Lee Smith, especialista em genética endócrina do centro de saúde reprodutiva da universidade de Edimburgo.
Segundo Smith, a vantagem de um método como esse seriam seus efeitos reversíveis", já que o gene "só afeta as células em seus estádios de desenvolvimento tardios", por isso a capacidade do homem em produzir esperma não seria afetada.
Embora atualmente se realizem outros estudos sobre possíveis anticoncepcionais masculinos não hormonais, a identificação deste gene "é um passo significativo" na compreensão da biologia dos testículos", aponta Smith. EFE Fonte: Yahoo Notícias

Ecologistas questionam veto parcial de Dilma a Código Florestal


A estudante exibe um cartaz pedindo o veto integral de Dilma ao código florestal, durante manifestação em Brasília, em 22 de maio

A organização ambientalista WWF questionou nesta sexta-feira a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar apenas parcialmente a reforma do Código Florestal, que os ambientalistas queriam vetar na totalidade porque afirmam que diminui a proteção da Amazônia e de outros ecossistemas do país."A sociedade brasileira e mundial vê um país que continua jogando com o futuro de suas florestas", criticou a encarregada da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito."O veto parcial contraria os apelos da maioria da sociedade" para que Dilma vetasse a lei na íntegra e que se traduziram em dois milhões de assinaturas de pessoas de todo o mundo pedindo o veto a Rousseff, entregues à presidente na quinta-feira, destacou."Rousseff vai tentar fazer com que o Brasil seja visto na cúpula Rio+20 como o país que vetou os pontos que mais fragilizavam a proteção das florestas no país", afirmou o encarregado do Instituto Socioambiental (ISA), Raul do Vale."Recebemos com preocupação o anúncio do veto parcial porque nos parece que grande parte dos pontos mais nocivos para o meio ambiente foram mantidos e apenas uns poucos, retirados; além disso, o veto terá que passar por um Congresso que tem maioria da bancada ruralista", acrescentou.As organizações expressaram preocupação com uma flexibilização da proteção e recuperação de áreas desmatadas que será exigida dos pequenos produtores, embora tenham evitado emitir uma opinião definitiva até que o texto seja publicado na próxima segunda-feira, com todos os detalhes.Um mês antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que o Brasil sediará em junho, a presidente Dilma decidiu, nesta sexta-feira, vetar 12 artigos e introduzir 32 modificações no Código Florestal aprovado há um mês pelo Congresso, onde predominou o forte lobby agropecuário.A lei marca a fronteira entre a agricultura e as florestas do país, estabelecendo o percentual de florestas em propriedades privadas na Amazônia e em outros ecossistemas que deve ser preservado. Fonte:  Yhaoo Noticias

terça-feira, 22 de maio de 2012

Gêmeas raras completam 7 anos na próxima semana. Veja como elas estão

Kian e Remee










As gêmeas Kian e Remee são uma raridade genética. Nascidas com apenas um minuto de diferença, em 7 abril de 2005, as irmãs inglesas são fisicamente muito diferentes. Kian tem a pele negra, cabelos e olhos castanhos e Remee é loira, de olhos azuis e tem a pela branca. A probabilidade de isso acontecer com gêmeos filhos de pais mulatos é de uma em um milhão! Tanto Kylee Hodgson, quanto Remi Horder, os pais das meninas, têm mães brancas e pais negros.

Próximo ao aniversário de 7 anos das meninas, os pais disseram ao jornal Daily Mail que a vida das meninas vai muito bem, obrigada! "Elas não se preocupam com a cor de suas peles. Isso não é um problema, como todo mundo costuma achar que é", disse a mãe. As meninas são muito unidas e, ao contrário do que parece, têm muito em comum. "Elas tem uma afinidade meio intuitiva e fazem tudo juntas: dançam, cantam, leem e até espirram juntas, às vezes! A primeira palavra das duas foi a mesma e ao mesmo tempo: suco! Mas é claro que elas também têm interesses diferentes: enquanto Kian adora animais, Remee gosta de culinária", contou Kylee.

Kian e Remee com 1 ano, ao lado da mãe

"Elas creseceram rodeadas de pessoas brancas e negras. Mas elas são elas mesmas. Elas não veem a diferença que as outras pessoas veem", finalizou a mãe.  Fonte: Daily Mail

domingo, 20 de maio de 2012

Montes Claros - MG sofreu um terremoto: no país de faz de conta não temos o valor oficial da Escala Richter.


Montes Claros, norte de Minas Gerais foi  vitimada por um terremoto de 4.5 da escala Richter. Bem significativo para um país que não tem histórico de terremotos. No Peru, em 1970 ocorreu um abalo de 7.5 graus da escala Richter que  provocou 75 mil mortos. Felizmente, em Montes Claros, não temos notícias de vítimas. Mas não é primeira vez que ocorrem acomodações de placas tectônicas por aqui. Recentemente fomos vítimas disto, num vilarejo localizado ao norte de Minas Gerais que gerou a primeira vítima fatal decorrente de um  terremoto na história do Brasil. Mas nunca presenciamos nada parecido com o de hoje. A terra rugiu como um animal vivo e objetos começaram a balançar. Confesso que estava a dormir, às 10:40 desta manhã fria de maio(19) quando acordei sacudida por estes tremores e esta fúria. O instinto é sempre um fator importante: pulei da cama e corri em direção a porta da rua: já sabia que se tratava de um terremoto. Meus vizinhos saíram para a rua e lá estava eu com meu pijama transida de frio e de medo.

Passado o susto, as constatações sobre a incompetência de Minas e do Brasil- o sismógrafo de Brasília- DF estava desligado e portanto, o cálculo foi baseado no relato dos incidentes ocorridos- relatos das pessoas, rachaduras nas paredes , quedas de muros e telhados e objetos domésticos que caíram dos móveis.

O sismógrafo, instrumento importante, principalmente, numa cidade universitária como Montes Claros não existe - isto é mais um dado revelador, não se investe em tecnologia, muitos menos em  educação em Minas. Será que existe sismógrafo em Minas? As universidades existem, mas servem apenas para distribuir diplomas. Minas está definitivamente confirmado   - encontra-se numa falha não somente tectônica mas de acédia administrativa. 

O país não foge muito a regra , visto que o sismógrafo  de Brasília estava de folga - portanto, não há um registro oficial brasileiro para o terremoto que acabamos de sofrer no norte de Minas. Mais um trauma para ser guardado no fundo do baú dos mineiros- abandonados pelo país faz de conta - Minas/Brasil - quase um monstro a rugir com fúria contra nós- vítimas de toda sorte de infortúnios.

Por falar em infortúnios, mais uma vez, o governo de Minas Gerais adiou para o dia 31 de maio a pauta dos educadores que era para ser negociada após o termino da greve de 2011, assinada por parlamentares e pelo governo. Pontos acordados mas não cumpridos. Ficamos sem o Piso salarial, sem o tempo extra-classe, sem pagamento de dias repostos , sem férias-prêmios, literalmente sem direitos. Vivemos completamente à margem do Direito, com cinco ou seis ações do Sindicato na justiça tramitando- e estagnadas.

 Atualmente, só nos resta aguardar que o "mundo" consciente e livre possa ver o Brasil com outros olhos- não este que quer ser passado a qualquer preço- de país que escapou da crise. Quanta ilusão! Vivemos em profunda crise: moral, política e econômica. A Europa passa por  uma marolinha perto do tsunami que nos varre todos os dias.

Ainda nos resta mais uma saída- greve nacional dos educadores em todos os Estados da federação  que não pagam o Piso Nacional estipulado em lei! Precisamos urgentemente sair da zona do conformismo. Fonte: blog Após-modernidade de Marly Gribel

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cientistas alertam para mito do 'bom' colesterol como protetor do coração


Certos medicamentos usados para aumentar os níveis do HDLpodem causar efeitos colaterais  Certos medicamentos usados para aumentar os níveis do HDLpodem causar efeitos colaterais  Certos medicamentos usados para aumentar os níveis do HDLpodem causar efeitos colaterais 
Cientistas questionaram, nesta quinta-feira, um dos grandes dogmas da medicina moderna: o de que níveis mais elevados de "bom" colesterol aumentariam automaticamente a saúde cardiovascular.

Em um estudo publicado na revista científica The Lancet, pesquisadores anunciaram ter descoberto que não há evidências médicas de que altas taxas de lipoproteínas de alta densidade (o tipo de colesterol conhecido como HDL, na sigla em inglês) diminuem o risco de infarto.
Concentrações elevadas de HDL são umas das principais taxas acompanhadas em exames de sangue. Elas são tão controladas quanto a manutenção de níveis reduzidos de "mau" colesterol (a lipoproteína de baixa densidade, ou LDL) como critério para o risco de obstrução das artérias.
O estudo usou um método conhecido como randomização mendeliana para comparar o risco de infarto entre pessoas que herdaram boas variantes genéticas que renderam predisposição para taxas elevadas de HDL.
De acordo com a crença popular, esses indivíduos teriam menor risco de doença coronária. Contudo, a pesquisa, que contou com quase 12,5 mil pessoas com histórico de ataque cardíaco e mais de 41 mil saudáveis, mostrou que esse nem sempre era esse o caso.
Os resultados são importantes devido ao uso de certos medicamentos, muitas vezes administrados para aumentar os níveis do HDL, mas que podem causar efeitos colaterais.
"Esses resultados nos mostram que algumas formas de elevar o colesterol HDL podem não ajudar a reduzir o risco de infarto do miocárdio em seres humanos", explicou Sekar Kathiresan, do Hospital Geral de Massachusetts e da Faculdade de Medicina de Harvard.
"Dessa forma, se algum tipo de intervenção, como o uso de medicamentos, elevar o colesterol HDL, não podemos assumir automaticamente que o risco de infarto do miocárdio tenha diminuído", acrescentou.
Por outro lado, o estudo afirma que o colesterol "ruim" continua sendo um indicativo de risco cardíaco.
Um outro estudo, também publicado na edição desta quinta da The Lancet, confirmou os benefícios das estatinas, medicamentos que reduzem o colesterol LDL, para proteger pessoas sem histórico de doença cardiovascular. Fonte:  Yhaoo  Notícias

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cientistas identificam genes da esquizofrenia


Paciente em hospital psiquiátrico de Lyon, França, 12 de dezembro de 2006
Em um estudo que envolveu informação genética de milhares de pacientes com esquizofrenia, bem como de um grupo de controle saudável, os cientistas disseram ter identificado centenas de genes capazes de apontar quem corre mais riscos de desenvolver a doença.
"Quebramos o código genético da esquizofrenia, identificando muitos dos genes envolvidos e como eles funcionam juntos para provocar a doença", declarou à AFP o autor do estudo, Alexander Niculescu, da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, em Indianápolis.
"Entendendo melhor a base genética e biológica da doença, podemos desenvolver testes e tratamentos melhores", acrescentou.
Tais testes poderiam ser usados para determinar se crianças em famílias com caso de esquizofrenia correriam riscos de desenvolver a doença, explicou Niculescu.
"Se forem determinados como em risco elevado, então seriam acompanhados mais de perto pelos médicos, aconselhados a evitar estresse, álcool e drogas, tratados com terapia, suplementos nutricionais (como cápsulas de óleo de peixe com Õmega-3) e inclusive com ingestão precoce de medicamentos anti-psicotrópicos para evitar o desenvolvimento completo da doença", acrescentou.
As descobertas foram publicadas no periódico Molecular Psychiatry, da revista científica Nature.
Pacientes com esquizofrenia costumam ouvir vozes que não são reais, tendem à paranoia e a sofrer de discurso e pensamento desordenados. Acredita-se que a doença afete uma em cada 100 pessoas.
Niculescu explicou que após identificar os genes relacionados com a esquizofrenia, a equipe de pesquisas testou suas descobertas em outros pacientes fora do grupo de estudos "para mostrar que os resultados seriam reproduzíveis e têm habilidade previsível".
Estudos genéticos sobre psiquiatria costumam gerar uma excitação inicial, afirmou, "mas depois não são reproduzidos em populações independentes, que são a prova mais importante de que uma descoberta é sólida e real".
A equipe também usou dados cerebrais de camundongos que tomaram medicamentos que imitavam a esquizofrenia.
"Alguns genes e mecanismos biológicos que identificamos podem ser usados para o desenvolvimento de um novo remédio", disse Niculescu.
Eles também podem ser usados para redirecionar drogas normalmente usadas para tratar outros distúrbios.
Niculescu reforçou que "genes não são destino".
"O ambiente também desempenha um papel. Os genes que identificamos atuam na conectividade cerebral, portanto podem ocasionar mais criatividade em alguns indivíduos ou doença clínica em outros, dependendo se há um excesso destas mutações genéticas na combinação errada e um ambiente estressante", acrescentou. Fonte: Yahoo Notícias 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Painel pede que FDA aprove remédio para artrite reumatóide


Idosos caminham em uma rua de Cesson-Sevigne, oeste da França

Após uma votação de oito a favor e dois contra, o painel solicitou a aprovação do medicamento apesar dos resultados mistos sobre seus efeitos em diferentes doses, bem como de alguns temores sobre sua segurança com relação ao risco de câncer, principalmente linfoma, e de infecções.
A artrite reumatoide é uma doença progressiva do sistema imunológico que causa dores devido à fraqueza e à inflamação crônica das articulações, que pode levar à deformação das mesmas e afeta 1% das pessoas nos Estados Unidos e na Europa, na maioria mulheres.
As causas exatas da doença são desconhecidas e não há cura no momento.
Segundo Herb Baraf, professor da Universidade George Washington, a segurança do tofacitinib é muito similar à de novos tipos de fármacos, conhecidos como biológicos.
Ele "reduz a dor das articulações e sua inflamação. Melhora a sensação de bem-estar do paciente. Reduz ou erradica o esgotamento matinal", explicou à AFP.
"E em doses de 10 miligramas, mostrou reduzir a natureza destrutiva da artrite. Atrasa a progressão das mudanças anatômicas causadas pela artrite reumatoide", acrescentou.
Embora normalmente não precise seguir as recomendações do comitê assessor, a FDA costuma fazê-lo. Fonte:  Yahoo Notícias

domingo, 6 de maio de 2012

Cientistas descobrem mecanismo que faz molécula ampliar o tamanho dos tumores


Logroño (Espanha), 6 mai (EFE).- Pesquisadores espanhóis descobriram o mecanismo pelo qual uma molécula, denominada Pamp, aumenta o tamanho dos tumores, fato investigado e comprovado sobre uma cepa de ratos geneticamente modificados.

O chefe do grupo de Angiogênese da Área de Oncologia do Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (Cibir), Alfredo Martínez, e o pesquisador pós-doutoral deste grupo, Ignacio Larráyoz, são os autores da descoberta que, segundo disseram à Agência Efe, também tem aplicações no âmbito da nanotecnologia, sobretudo nas nanomáquinas.
Martínez, cujo grupo trabalha há anos com esta molécula, explica que já se tinha comprovado que, quando se elimina ou se reduz os níveis de Pamp, os tumores crescem mais devagar porque se freia a reprodução e migração das células tumorais, o que reduz a produção de metástases e o processo de angiogênese - formação de vasos sanguíneos no tumor.
Mas agora ele e Larráyoz encontraram a razão deste comportamento. O motivo é que os elementos do citoesqueleto, que dão rigidez e mobilidade à célula, são influenciados pela presença de Pamp.
Esta molécula, explica o especialista, influi na flexibilidade dos microtúbulos - componentes do citoesqueleto - e na velocidade com a qual os elementos que fazem parte da célula se movimentam em seu interior.
A pesquisa demonstra que, quando se elimina esta molécula - que já se sabe influir no crescimento dos tumores -, o citoesqueleto fica mais rígido e os componentes celulares se movimentam a uma velocidade menor dentro da célula. Por isso, a célula tumoral tem mais problemas para se desenvolver, destaca Martínez.
Esses pesquisadores também identificaram uma série de anticorpos e de moléculas de pequeno tamanho que são capazes de interferir no funcionamento dessa molécula e, portanto, de reduzir o crescimento do tumor.
Larráyoz detalha que esse aspecto sobre a velocidade do trânsito intracelular foi demonstrado primeiro em um tubo de ensaio e, depois, em células vivas - foram obtidas cepas de ratos geneticamente modificados, dos quais lhe eliminaram o gene que produz o Pamp.
Comprovou-se que, nos ratos que careciam de Pamp, as mitocôndrias, responsáveis pelo fornecimento de energia, se deslocavam mais devagar que as dos ratos munidos dessa proteína. A experiência também recuperou a velocidade original ao acrescentar Pamp de fora dos neurônios que não o tinham.
Agora será preciso estudar se o Pamp é uma boa substância para desenvolver novos medicamentos antitumorais e analisar se esta molécula tem algo a ver com o fato de que algumas doenças neurológicas crônicas, como Alzheimer e Parkinson, se caracterizam por um movimento lento das mitocôndrias do interior dos neurônios.
Esta descoberta, segundo Martínez, permite entender melhor a biologia do citoesqueleto, especificamente quais são as moléculas que regulam a velocidade dos componentes celulares, mas também tem uma aplicação no campo das nanomáquinas.
As nanomáquinas são dispositivos muito pequenos que utilizam componentes da célula para movimentar coisas dentro de um chip de poucos milímetros de forma muito precisa. Segundo esta pesquisa, acrescentar Pamp a esse sistema aumentaria a velocidade do movimento.
As nanomáquinas - que se aplicam, por exemplo, à criação de sensores - ainda não são exploradas industrialmente e não são vendidas no mercado, pois só são utilizadas em laboratórios. Por isso, Martínez e Larráyoz entendem que se anteciparam "muito" à possível aplicação de sua descoberta. EFE Fonte: yahoo notícias Saúde